Devido a novas exigências do edital do Processo Seletivo 2010 da EPSJV, será obrigatório, já no Requerimento de Inscrição, o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do candidato. Portanto, os interessados em participar da seleção devem providenciar o documento.


A EPSJV informa ainda que, no dia da prova, também será obrigatória a apresentação da carteira de identidade do candidato.
[ mais informações ]

Banco de Dados da Educação Profissional Técnica e Tecnológica em Saúde no Brasil



O Observatório dos Técnicos em Saúde, a partir de 2002, deu inicio a uma série de estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento da Educação Profissional em Saúde, no Brasil. Em um primeiro momento, esses estudos foram direcionados para o levantamento de dados dos cursos técnicos de nível médio das subáreas de formação em saúde. Logo em seguida, passamos a nos ocupar também da formação de tecnólogos em saúde. No primeiro caso, utilizamos como fonte de informação o Censo Escolar e no segundo a base de dados do Censo da Educação Superior. Ambos os censos são realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC).

O Banco de Dados da Educação Profissional em Saúde - BEPSAÚDE, tem o objetivo de disponibilizar  uma ferramenta  para que diferentes usuários - estudantes, professores, pesquisadores e gestores - possam ter acesso a informações quantitativas sobre a formação de técnicos e tecnólogos em saúde, no Brasil, a qualquer momento, de acordo com as suas necessidades, de maneira fácil, rápida e segura. Dessa forma, acreditamos estar subsidiando análises que dêem suporte para a definição de políticas de educação profissional técnica e tecnológica em saúde, tendo em vista as necessidades de desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O BEPSAÚDE, está organizado em dois subconjuntos:

1 - BEPSAÚDE TÉCNICO, que contempla as informações da educação profissional técnica em saúde desde o ano de 2001, quando o INEP incorporou essa modalidade de ensino na sua base de dados do Censo Escolar. As informações estão organizadas a partir das variáveis disponibilizadas acerca das instituições formadoras, dos cursos oferecidos e dos alunos matriculados e concluintes;


2 - BEPSAÚDE TECNÓLOGO, que contempla as informações relativas à educação profissional tecnológica em saúde. Estão acessíveis informações sobre estabelecimentos, cursos, vagas, inscrições, ingressos e concluintes, em seqüência histórica desde o ano de 1991, com exceção dos dados do ano de 1997, excluído, pelo INEP, por serem de baixa confiabilidade.