A educação inclusiva visa atender às necessidades de todes, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. E objetiva promover um ambiente de aprendizagem acolhedor e adaptado, que reconheça e respeite as diferenças individuais, oferecendo oportunidades iguais para o desenvolvimento pleno de cada pessoa.
Um de seus princípios é a valorização da diversidade, que enriquece o ambiente educacional e contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e solidária. Para atingir esse pilar, é essencial que as instituições de ensino adotem práticas pedagógicas flexíveis, capazes de se ajustar às diversas necessidades de aprendizagem, além de promoverem a formação continuada de professores em estratégias de ensino inclusivas.
A educação inclusiva não deve se limitar ao contexto escolar, mas se estender a todos os aspectos da vida humana, incentivando a participação ativa de todes em atividades culturais, esportivas e sociais. Para isso, é necessário que escolas, famílias e diferentes setores da sociedade atuem de forma colaborativa, a fim de criar um ambiente inclusivo que apoie o crescimento e o aprendizado de cada pessoa. E é dessa forma que a educação inclusiva desempenha um papel essencial na construção de uma sociedade mais equânime e justa, onde todas as pessoas tenham acesso às mesmas oportunidades de desenvolvimento.
Gianne Reis | Professora-pesquisadora do Lateps