Tecnólogo em Radiologia e a democratização da saúde pública

Em 6 de outubro se comemora o Dia do Tecnólogo em Radiologia, data que homenageia estes profissionais e reforça a importância do diagnóstico e tratamento por imagem na área da saúde, além de conscientizar a sociedade sobre a relevância da profissão. 

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o Tecnólogo em Radiologia opera ou supervisiona a operação de equipamentos de imagem radiológica.  

Recebe, prepara e acompanha pacientes na realização de exames de diagnóstico de imagem ou de tratamento radiológico; cumpre protocolos e procedimentos padronizados de biossegurança, princípio de sigilo da informação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente. 

Explica os procedimentos ao paciente e verifica suas condições e necessidades físicas e psicológicas; retira próteses do paciente e o posiciona em equipamento, conforme protocolo, instrução e receituário médico; administra contrastes e delimita o campo a ser irradiado, sob supervisão médica. 

Acompanha reações comportamentais e medicamentosas do paciente e o registro do traçado do exame; submete informações e resultados ao médico, para verificar a necessidade de complementação. 

Opera equipamentos analíticos e de suporte, nas subáreas – radiologia convencional e digital, mamografia, hemodinâmica, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética nuclear, litotripsia extracorpórea, estações de trabalho, ultrassonografia, tomografia por emissão de pósitrons (PET Scan ou PET-CT) –. 
Elabora tabelas de exposição à técnica radiográfica, monitorando a contaminação da área de trabalho, acompanhando e gerenciando o laudo dosimétrico da equipe; realiza levantamento radiométrico e monitora rejeitos radioativos para descarte; zela pela qualidade do atendimento prestado, pela qualidade técnica dos exames e pela segurança do paciente, do técnico e do ambiente de trabalho. 

No Sistema Único de Saúde (SUS), a relevância deste profissional vai para além do campo científico, ele é muito importante na parte social, já que ajudam a democratizar o acesso aos exames de imagem, especialmente em hospitais e unidades regionais onde há escassez de médicos radiologistas. Assim, o tecnólogo em radiologia fortalece a atenção secundária e terciária do sistema público de saúde, contribuindo para o diagnóstico precoce, redução de filas e melhoria dos indicadores de qualidade de vida da população. 

 

Texto: Nayara Oliveira*. Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil.

*Estagiária sob supervisão de Paulo Schueler.