OBSERVATÓRIO DOS TÉCNICOS EM SAÚDE COMEMORA 23 ANOS E LANÇA NOVO SITE.

No dia 27 de novembro, o Observatório dos Técnicos em Saúde (OTS) celebrou seus 23 anos de existência e, realizou também, um seminário no auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), para debater e exaltar, o lançamento do mais novo site do OTS. 

 

 


Equipe do LATEPS  e do Projeto OTS

 

Na última segunda-feira, a FIOCRUZ comemorou os 23 anos do Observatório dos Técnicos em Saúde, composto pela equipe do Laboratório do Trabalho e da Educação Profissional em Saúde. 

Além de compor a Rede ObservaRH, do Ministério da Saúde, o Observatório também exerce funções de caráter informativo, através da divulgação de análises e publicações acerca do trabalho técnico, educacional, desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas sociais de educação, atuando na área profissional e na disseminação de conhecimento sobre a formação das trabalhadoras(es) em saúde. 

O evento foi realizado no Auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz, onde foi realizada uma mesa de abertura para o relançamento do site do OTS.  

A mesa contou com a presença de pesquisadoras(es) da saúde no Brasil, dentre eles, Márcia Valéria Morosini - Coordenadora do OTS, Anamaria Corbo - Diretora da EPSJV, Maria de Lourdes Aguiar Oliveira - Vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Cristiani Machado - Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Isabela Cardoso de Matos Pinto - Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/Ministério da Saúde, Mônica Diniz Durães - Consultora Nacional - Coordenação de Sistemas e Serviços de Saúde e Capacidades Humanas para a Saúde - Escritório da OPAS/OMS no Brasil, Wagner José Silva de Souza - Vice-presidente do Sindicato Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde do Rio de Janeiro (SINDACS-RJ) e Tarciane Ornelas - Diretora de Formação e Pesquisa da Associação de Doulas do Rio de Janeiro (ADOULASRJ).

Durante a mesa de abertura, também tivemos a apresentação de Lívia Milena Barbosa de Deus e Méllo - Coordenação Geral de Ações Estratégicas de Educação na Saúde, Érica Cristina Silva Bowes - Coordenadora-Geral de Gestão e Valorização do Trabalho na Saúde.  

Sobre o novo site, foram destacados, alguns tópicos, dentre eles, a luta por melhores condições de trabalho das(os) técnicas(os) em saúde e, também, o fato de que esses técnicos, em sua maioria, são mulheres e negras, como ressaltou Márcia Valéria Morosini, coordenadora do OTS.  

Um adendo ficou para a atenção que deve se dar à formação de base dessas técnicas e a questão sobre a importância da valorização e incentivo em educação pública de qualidade, para que a base do ensino já venha bem desenvolvida para o campo técnico e profissional, como bem pontuou Tarciane Ornelas, Diretora de Formação e Pesquisa da Associação de Doulas do Rio de Janeiro (ADOULASRJ) e mestranda na Fiocruz.  

O relançamento do site é o resultado de dois anos de trabalho e pesquisa feita pela equipe do LATEPS. Apoiado por recursos oriundos de emenda parlamentar do ano de 2022. Mão-de-obra e recursos juntos foram capazes de prover uma renovação integral tanto, em seu design, com novas cores e seções de pesquisa, quanto, também, em seu conteúdo, que, agora, conta com uma linha do tempo, capaz de traçar a trajetória do Observatório, e, principalmente, tornar acessível ao usuário, os Relatórios Finais das Pesquisas, bem como os documentos associados a elas. 

Após as falas iniciais da mesa de abertura, foi proposta uma mesa temática, abrindo a conversa sobre os desafios enfrentados e a agenda política da educação e do trabalho das(os) técnicas(os) no SUS, sob coordenação de Monica Vieira, vice-diretora de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da EPSJV/Fiocruz e, logo após a introdução, Ialê Falleiros Braga, pesquisadora do OTS, realizou uma apresentação de dados colhidos pelo Observatório acerca da formação e do trabalho das técnicas em saúde no Brasil.  

O evento foi regado de aplausos e euforia com a volta de um projeto de extrema importância para a instituição e ressalta os valores da Fiocruz e seus setores, que, de maneira assertiva e ambiciosa, trata da manutenção e desenvolvimento da educação técnica no Brasil, que, infelizmente, sofre com a desvalorização no país. 

Neste momento de revalorização da educação, do trabalho e das trabalhadoras e trabalhadores da saúde, na pauta política do Ministério da Saúde, a EPSJV reforça sua disposição para o trabalho em rede, por meio do Observatório e de seus diversos dispositivos de pesquisa, ensino e cooperação, com vistas ao fortalecimento da atuação pública na formação e gestão do trabalho das técnicas e dos técnicos na área da saúde. 

 

Pedro Henrique Dias | Estagiário de Jornalismo