O Observatório dos Técnicos em Saúde (OTS) obteve a confirmação junto ao Ministério da Saúde: a 4ª. Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CNGTES) será realizada entre 19-22 de novembro de 2024, após quase duas décadas da realização da 3ª. CNGTES (2006).
“Vamos estimular Conferências Estaduais, Conferências Livres e contaremos com a importante participação dos municípios,” destacou Isabela Pinto, titular da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGETS/MS).
Para Márcia Morosini, Coordenadora do OTS, a Conferência chega num momento muito oportuno pois houve um abandono da pauta do trabalho e educação em saúde no governo anterior e também um agravamento da situação de precarização do trabalho na saúde.
“Considero esse um momento fundamental para remobilizar as forças da sociedade em torno dessa agenda que é a reconstrução da centralidade do trabalho na pauta política,” afirmou a coordenadora.
A mobilização parece já ter começado, de fato, segundo a secretária da SGTES: “É necessário ressaltar que o trabalho e a educação foram temas que suscitaram muitas discussões e encaminhamentos na 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em julho deste ano”, frisou.
A programação, a data, o local e a logística do evento serão definidos em breve, com a participação da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT), órgão de assessoramento do Conselho Nacional de Saúde (CNS).