
Sob o lema "Nosso objetivo: entregar ferramentas para os técnicos de saúde", a edição em espanhol do Campus Virtual de Saúde Pública da Organização Pan-Americana da Saúe (CVSP-Opas) lançou página sobre as(os) técnicas(os) em saúde a partir dos resultados da primeira etapa de pesquisa “Recursos humanos para a saúde no pós-COVID-19: Fortalecendo as capacidades para sistemas de saúde resiliente”.
Em entrevista ao Observatório dos Técnicos em Saúde, a consultora da Opas Maria Isabel Duré afirmou que o novo canal busca contemplar uma categorização mais fidedigna desta "rica e diversa força de trabalho". “O Campus Virtual de Saúde Pública do Opas deseja chegar a todos os trabalhadores de saúde com suas propostas educativas. Sabemos que temos muitos usuários de medicina e enfermagem. O universo dos técnicos aparece como mais diverso e heterogêneo. Para poder orientar propostas a eles, precisamos conhecê-los melhor e identificar suas preferências”, afirmou.
De acordo com a consultora, a Opas iniciou este trabalho analisando a base de usuários do CVSP para, posteriormente, escalar o projeto para componentes mais qualitativos, o que está ocorrendo neste moemnto. “Quando tivemos os resultados da análise dos dados, pareceu-nos importante publicá-los e contar com um espaço em que sejam informados os dados referentes à continuidade deste projeto”, comentou. Duré acredita que a interlocução com o público da nova página colabore para o processo de pesquisa sobre os técnicos na região. “Quando se oferece informações de maneira aberta, sempre há um retorno. Buscamos visualizar os interesses dos técnicos de saúde pela Opas e o CVSP, bem como de outros pesquisadores ou equipes que estejam trabalhando em educação permanente em saúde para este grupo de trabalhadores. Esperamos que tais públicos colaborem com sua experiência e outras informações. E também queremos estabelecer um canal com os próprios técnicos para conhecer suas preferências e necessidades de formação", afirmou.
Canal terá atualizações
O projeto, desenvolvido em conjunto com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Osvaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), e que conta com pesquisadoras do Observatório dos Técnicos em Saúde em sua equipe, possui duas etapas. Atualmente, estão publicados na nova página os resultados da primeira etapa (2023-2024), dedicados a uma análise detalhada dos matriculados nos cursos do Campus Virtual, seu perfil e seus itinerários formativos. A segunda etapa, atualmente em desenvolvimento e que estará disponível em breve, busca reconhecer e caracterizar os grupos de trabalhadores técnicos que trabalham no primeiro nível de atenção (no Brasil, chamado de Atenção Primária à Saúde) e identificar as estratégias educativas e comunicacionais mais eficazes para facilitar o acesso dos trabalhadores técnicos ao Campus Virtual.
De acordo com Duré, a EPSJV/Fiocruz desenvolveu formulário de entrevista que será encaminhada ao público-alvo neste mês de maio. Haverá ainda entrevistas qualitativas com informantes-chave oriundos dos países nos quais se observou maior interesse dos técnicos pelos cursos do CVSP. “Queremos detectar boas práticas que possam ser aproveitadas para melhorar a oferta dirigida ao desenvolvimento em outros países. A previsão é de que isto ocorra entre maio e agosto, e este processo será informado na página”, ressaltou.
A consultora acredita que a nova página possa ser uma porta de entrada para todas as propostas educativas do CVSP, em suas palavras “muito variadas e gratuitas”. Aos pesquisadores do tema, ela convida: “Não creio que haja muita informação aberta em espanhol sobre perfis educativos no universo dos técnicos em saúde. Há muita informação, rica, para os pesquisadores. O dashboard permite realizar um grande número de cruzamentos sobre a base de dados”, atesta.
Funcionalidades
Além do já citado Dashboard, em PowerBI, a nova página oferece infográficos com dados sobre Perfil dos técnicos usuários do Campus Virtual de Saúde Pública da Opas/OMS 2018-2023, além do Perfil dos países com maior quantidade de usuários técnicos no CVSP no pós-pandemia 2022 - 2023.
Há ainda a disponibilização de dados nacionais específicos de Argentina, Colômbia, Chile, Equador e México.
Em Cursos com maior quantidade de usuários técnicos no CVSP no pós-pandemia 2022 – 2023, é possível acessar dados gerais e também de alguns cursos específicos, como Características de uso de cada curso, como Diagnóstico e manejo clínico da dengue, Fundamentos do cuidado paliativo, Implementação do Pacote técnico HEARTS na APS, Medição automática precisa da pressão arterial e Precauções básicas: higiene das mãos.
Por fim, já estão publicados na página a síntese interativa Os técnicos de saúde no Campus Virtual de Saúde Pública e o Informe final Os técnicos de saúde no Campus Virtual de Saúde Pública.
Jornalista: Paulo Schueler