Concepção ampliada dos técnicos no SUS será pauta de Conferência Livre

“Formação e trabalho em saúde: por uma concepção ampliada dos técnicos no Sistema Único de Saúde - SUS” é o tema de Conferência Livre que a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) coorganizará, em parceria com outras instituições públicas, como etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES).

A Conferência Livre ocorrerá em duas etapas, nos dias 16 e 24 de agosto, em formato híbrido: no auditório da EPSJV/Fiocruz, no Campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro; e também online, pela plataforma Zoom. As inscrições, tanto para o formato presencial quanto o online, podem ser feitas até a próxima 9 de agosto no link http://bit.ly/form_conf_livre. O primeiro encontro, que seria no dia 1º de agosto, foi adiado em função da paralisação dos trabalhadores da Fiocruz na luta pela reposição das perdas salariais.

Em junho, o Observatório dos Técnicos em Saúde (OTS) publicou dois documentos sobre o tema. A nota conceitual Concepção Ampliada sobre as(os) Técnicas(os) em Saúde categoriza este conjunto de trabalhadores "articulando critérios de escolaridade, formação, escopo de práticas e regulação do trabalho", e define quatro subgrupos: Auxiliares e Trabalhadores na luta pela profissionalização; Técnicos, Tecnólogos e Trabalhadoras e Trabalhadores na Saúde. Já a Nota Metodológica apresenta como esta categorização ocorreu, e sua relação com as diferentes situações em relação aos processos de profissionalização dos trabalhadores.

Para a diretora da EPSJV/Fiocruz, Anamaria Corbo, o evento permitirá a construção de pautas para 4ª CNGTES ao reunir profissionais de diferentes instituições públicas para se debruçarem sobre as realidades de trabalho e formação de uma categoria que “representa 60% dos trabalhadores de Saúde no Brasil, e dos quais cerca 80% estão no Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo que tenham sido formados pelo setor privado”, como demonstrado pelo Boletim OTS Dados - edição 1. “Precisamos construir espaços em que a gente possa debater as situações de trabalho, formação e qualificação destes trabalhadores e trabalhadoras, apresentando propostas para interferir nas políticas públicas de educação e de trabalho”, ressaltou Anamaria.

De acordo com a coordenadora do OTS, Márcia Valéria Morosini, “a pauta da 4ª CNGTES precisa se debruçar sobre estes distintos conjuntos de trabalhadores, em diferentes estágios de regulamentação de suas atividades. Esperamos que a Conferência Livre some esforços e acumule forças para que estes trabalhadores recebam o devido reconhecimento do gestor público e dos formuladores de políticas de Educação e Trabalho em Saúde”.

Além da EPSJV, organizam o evento a Fiocruz Brasília, o Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco), a Fiocruz Mato Grosso do Sul, o Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz Bahia),a Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (ETIS), a Escola Técnica do SUS de São Paulo (ETSUS SP), a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG),a Escola Técnica do SUS do Pará Dr. Manuel Ayres (ETSUS Pará), a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

Programação:

16 de Agosto - 13h às 17h

- Mesa redonda

Apresentação dos eixos da Conferência

- Divisão em grupos de trabalho

 

24 de Agosto - 9h às 17h

- Plenária

Apresentação do trabalho dos grupos e votação das propostas

Eleição dos delegados

 

Jornalista: Paulo Schueler