OTS em Rede

 

Os estudos e pesquisas do Observatório dos Técnicos em Saúde (OTS) tem interface com diversas redes existentes no país, parceiras no desenvolvimento de estudos conjuntos. Entre elas, a Rede OBSERVARH, a RET-SUS, e a Rede EPCT.

 

Rede OBSERVARH

Rede OBSERVARH

Em 2000, o Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), cria a Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde (Rede OBSERVARH). A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) é convidada a integrá-la inaugurando assim o Observatório dos Técnicos em Saúde (OTS).  

A Rede procura auxiliar os processos decisórios do Sistema Único de Saúde (SUS) no que diz respeito à gestão dos recursos humanos em saúde e seus desafios de ordem financeira, gerencial, de regulação e formação.  

 


 

RET-SUS

RET-SUS

A Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS), é uma rede governamental criada em 2000 pelo Ministério da Saúde (MS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), visando fortalecer a formação de pessoal de nível médio que atua na área de saúde.  

Seus objetivos são: compartilhar informação e conhecimento; buscar soluções para problemas de interesse comum; difundir metodologias e outros recursos tecnológicos destinados à melhoria das atividades de ensino, pesquisa e cooperação técnica, tendo em vista a implementação de políticas de recursos humanos de nível médio em saúde; e promover a articulação das instituições formadoras de trabalhadoras(es) de nível médio em saúde no país, para ampliar sua capacidade de atuação em sintonia com as necessidades ou demandas do SUS. 

 


 

REDE EPCT

REDE EPCT

Criada em 2008, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede EPCT), mais conhecida como Rede Federal, é um marco da ampliação, interiorização e diversificação da educação profissional e tecnológica no país. O planejamento e desenvolvimento da Rede Federal compete no âmbito do Ministério da Educação (MEC), à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). 

Conforme a Lei 11.892, de 29/12/2008, que criou a Rede, entre seus objetivos estão o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, e ministrar além do ensino médio, cursos de educação superior, como os cursos superiores de tecnologia, licenciatura, mestrado e doutorado. A partir de 2011, sua atuação se expande para a área de saúde, com potencial formativo em grande escala e capilaridade nacional.