OTS Dados

Nota metodológica 

O OTS Dados selecionou as 31 habilitações técnicas do eixo ambiente e saúde do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT/MEC/2023) para a produção de infográficos sobre formação profissional e vínculos de trabalho na saúde.  

Apesar de considerarmos que o universo das profissões técnicas de saúde é bem mais abrangente do que as 31 habilitações técnicas do CNCT, adotamos tal estratégia para conseguir observar quem forma e quem emprega essas(es) trabalhadoras(es).  

Nos infográficos abaixo não estão consideradas(os) as(os) trabalhadoras(es) auxiliares, nem as categorias em luta pela profissionalização. Também não foram consideradas(os) as(os) tecnólogas(os) e as(os) trabalhadoras(es) que não possuem formação específica na saúde, mas que atuam na área. 

Utilizamos o Censo Escolar no Brasil (INEP/2022), a partir do qual extraímos os dados mais recentes sobre quantidade de matriculados, além da sua distribuição regional e por esfera administrativa (pública e privada).  

Concomitantemente, utilizamos o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES/2023) para levantar os dados mais recentes sobre os vínculos de trabalho correspondentes às ocupações associadas à Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) relativas a essas 31 habilitações, sua distribuição regional, por sexo e tipo de estabelecimento (se atende ou não ao SUS). Os dados se referem a janeiro de 2023. 

As informações sobre a variável sexo foram obtidas por meio do pacote 'genderBR', incorporado à biblioteca do ambiente RStudio. O ‘genderBR’ utiliza um conjunto de dados de nomes brasileiros coletados do Censo de 2010, juntamente com suas respectivas classificações de gênero, a fim de determinar o gênero associado a um nome específico.  

Fizemos isso com os nomes ligados aos vínculos de trabalho identificados no CNES, posto que a variável sexo não está contida originalmente no banco. É importante notar que apenas 4% desses vínculos não puderam ser classificados. 

Por fim, informamos que todos os dados foram manipulados utilizando o software R. Os bancos originais, bem como os scripts responsáveis por gerar as informações presentes nos infográficos, podem ser acessados por meio do link: https://github.com/jgabrielrpl/ots_infograficos