Quem são as(os) Trabalhadoras(es) Técnicas(os) em Saúde?

As Trabalhadoras e os Trabalhadores Técnicos em Saúde são principalmente mulheres negras, representam a maioria da força de trabalho presente em todos os tipos de serviços de saúde e desempenham funções primordiais em diversas frentes do trabalho em saúde, tais como: atenção, vigilância, diagnóstico, manutenção etc.  

A expressão “técnicos em saúde”, em geral, diz respeito às(aos) trabalhadoras(es) com escolaridade básica de nível médio e formação profissional técnica na área.  Sua profissionalização encontra-se regulamentada no campo do trabalho e da educação.   

Na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), historicamente, adota-se uma concepção mais larga que abrange pessoas com formação no ensino fundamental, médio, com formação técnica ou saberes adquiridos no e pelo trabalho ou, ainda, com formação em Curso Superior Tecnológico.

Com o compromisso de promover a visibilização e a valorização desse grande contingente de trabalhadoras e trabalhadores, o Observatório dos Técnicos em Saúde (OTS) colocou em prática esta concepção em suas pesquisas e estudos, caracterizando quatro subgrupos:

 

  • Auxiliares e trabalhadoras(es) em luta pela profissionalização: são as(os) que realizam atividades técnicas, profissionalizadas(os) como auxiliares ou em processo de regulamentação da formação e do trabalho.    

 

  • Técnicas(os) em Saúde: inclui aquelas(es) que possuem formação técnica na saúde, com um processo de profissionalização consolidado no campo do trabalho e da educação.    

 

  • Tecnólogas(os): nesse grupo estão as(os) profissionais formadas(os) por Cursos Superiores de Tecnologia na saúde.    

 

  • Trabalhadoras(es) na saúde: são as trabalhadoras e os trabalhadores com diferentes níveis de escolaridade - fundamental, médio e superior de curta duração (tecnólogo) - que realizam atividades indispensáveis ao processo de trabalho em saúde, mas que não possuem formação específica na área.  

  

Esses subgrupos foram definidos com base em estudos do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e de outras normativas e legislações específicas de cada uma das profissões.  

O compromisso ético-político do Observatório dos Técnicos em Saúde abrange produzir conhecimento e disseminar informações sobre o trabalho e a formação das Técnicas e Técnicos em Saúde, de modo a contribuir para a luta por condições e relações de trabalho mais justas e igualitárias e pelo acesso universal à educação pública de qualidade.  

 

Conheça melhor a concepção ampliada sobre as(os) técnicas(os) em saúde, acessando a Nota Conceitual.

Acesse a Nota Metodológica e conheça como os quatro subgrupos foram sistematizados.

 

Acesse as abas de cada subgrupo para conhecer mais!