Pesquisas

 

Aqui você encontrará todas as  pesquisas desenvolvidas no Observatório dos Técnicos em Saúde (OTS) ao longo de seus 23 anos de atuação. Conforme o caso, é possível o acesso aos Relatórios Finais, livros e videodocumentários, associados a cada pesquisa concluída.

 

Clique nos títulos e boa navegação!
 

 

Pesquisa realizada em 2002, avaliou o Sistema Formador de Nível Médio, no Brasil, com foco na área de Enfermagem, tendo como referência o Censo Escolar 2001, produzido pelo INEP-MEC, publicada em livro pela EPSJV acessível no seu site.  

1 - Relatório final 

2 – Livro publicado: Trabalhadores Técnicos em Saúde: formação profissional e mercado de trabalho | Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (fiocruz.br)  

 

 

Realizada em 2002, essa pesquisa, de caráter quantitativo, analisou a inserção das ocupações técnicas nos estabelecimentos de saúde, no país, abrangendo o período 1976-2002, publicada em livro pela EPSJV acessível no seu site.

1 - Relatório final   

2 - Livro publicado: Trabalhadores Técnicos em Saúde: formação profissional e mercado de trabalho | Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (fiocruz.br)  

 

Essa pesquisa foi realizada em 2003 com o objetivo de mapear a totalidade da educação profissional em saúde, no Brasil, a partir do Censo Escolar 2001, considerando o sistema formador em saúde, as subáreas de formação e o perfil dos alunos matriculados. Foi publicada em coletânea organizada pelo Ministério da Saúde.

1 - Artigo publicado no livro “Observatório de Recursos Humanos em Saúde no Brasil”, organizado pela Organização Pan-Americana de Saúde/Ministério da Saúde (OPAS/MS), 2003, vol1     

 

 

Com base no Censo Escolar 2002, essa pesquisa visou subsidiar, através da análise do sistema educativo em saúde, as instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) na formulação e implementação da Política de Saúde e seus Recursos Humanos, no país. Se organizou como um estudo colaborativo entre o OTS-Lateps e NESP/UNB. Foi publicada em coletânea organizada pelo Ministério da Saúde.

1- Relatório final  

 2 - Artigo publicado no livro “Observatório de Recursos Humanos em Saúde no Brasil”, organizado pela Organização Pan-Americana de Saúde/Ministério da Saúde (OPAS/MS), 2004, vol.2  

 

 

Em 2004, a partir do levantamento de 3.002 trabalhos consultados em diversas instituições acadêmicas, esse estudo selecionou 194 teses, dissertações e relatórios de pesquisa, que foram classificados segundo determinadas áreas temáticas.

Relatório Final 

 

 

O BEPSAÚDE foi construído com o objetivo de disponibilizar a diferentes usuários – estudantes, professores, pesquisadores e gestores, informações relativas à Educação Profissional em Saúde, no Brasil, sendo organizado em plataforma on-line a partir de dois subconjuntos: BEPSAÚDE TÉCNICO e BEPSAÚDE TECNÓLOGO.  

 

   INSTRUTIVO DE USO DO TABNET

 LEI_DE_FORMACAO_DOS_CODIGOS_DE_CURSOS_TECNICO-TECNOLOGICOS

  METODOLOGIA__BEPSAUDE_TECNICO

  METODOLOGIA_BEPSAUDE_TECNOLOGO

  QUADRO_DE_PADRONIZACAO_DOS_CURSOS_TECNICOS

 

 

O dicionário foi elaborado com o objetivo de construir e explicitar conceitos e termos organizados em torno de três eixos centrais: Trabalho, Educação e Saúde. Na 2ª edição, publicada em 2008, pela EPSJV, contempla 72 (setenta e dois) verbetes. 

 

1 – Dicionário digital: Dicionario da Educação Profissional em Saúde - Verbetes (fiocruz.br)  

2 – Livro publicado: Dicionário da Educação Profissional em Saúde - Segunda edição revista e ampliada | Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (fiocruz.br) 

 

 

 

Essa análise teve o objetivo de cotejar a proposta formulada pela Política de Educação Permanente em Saúde e a sua implantação. O período de análise dos projetos aprovados foi de junho/2004 a junho/2005. 

Relatório final 

 

 

O objetivo dessa pesquisa foi investigar o movimento de transformações ocorridas nas concepções e políticas de educação profissional em saúde entre os anos 1980 e 1990, através da seleção de 10 (dez) “sujeitos políticos coletivos” e 13 (treze) intelectuais envolvidos nos debates sobre a saúde e a educação profissional em saúde nesse período. 

Relatório final  

 

 

Esse estudo é uma reflexão sobre a educação brasileira contemporânea, que permitiu constatar as profundas mudanças que ocorreram nas sociedades contemporâneas, desde as últimas décadas do século XX, e suas repercussões nos processos de educação política e de educação escolar. Deu origem a dois livros: "Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo" publicado pela Ed. Fiocruz, e Debates e Síntese do Seminário do mesmo nome, e o material didático organizado em 5 vídeos, acessível na playlist do OTS no YouTube. 
 

1 - Livro publicado: Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo | Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (fiocruz.br) 

2 - Livro publicado: Debates e Sínteses do Seminário Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo | Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (fiocruz.br) 

3 - Material didático: publicação de 5 vídeos organizados a partir de grandes categorias e temas – Sociedades Capitalistas Contemporâneas; Brasil Hoje Política; Brasil Hoje Economia; Conhecimento, Ciência e Tecnologia; Educação e Escola

 

 

 

Esse estudo, realizado em 2007, teve como objetivo investigar a natureza, a política e os mecanismos de implementação dos cursos superiores de tecnologia em saúde, como mediação do estudo de relações mais complexas que envolvem os determinantes das reformas educacionais empreendidas no Brasil, a partir do final dos anos 1990. 

1 - Relatório final      

 2 - Acervo da legislação: Em anexo no relatório final  
3 - Artigo publicado: “O ensino como negócio: a expansão da oferta dos cursos de formação de tecnólogos em saúde no Brasil, 2009    

 

 

 

Esse projeto permitiu a elaboração de material multimidia acerca da história da saúde, do trabalho e da formação profissional em saúde para apoiar o processo formativo dos técnicos em saúde, tais como, um livro-texto, um livreto para uso didático e um vídeo-documentário acessível na playlist do OTS no YouTube.   
 

1 – Livro Publicado: Na corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história | Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (fiocruz.br) 

2 - Material Didático: Cantos, contos e imagens: puxando mais uns fios nessa história | Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (fiocruz.br) 

3 - Vídeo-documentário: “Trabalho e formação profissional em saúde na corda bamba de sombrinha”, elaborado a partir do depoimento de personagens históricos envolvidos na constituição do SUS e na formação profissional em saúde.  

 

 

O objetivo do estudo foi realizar uma análise do perfil ocupacional dos técnicos nos serviços de saúde e da distribuição das ocupações nos postos de trabalho em saúde, no Brasil, em 2005, o que permitiu comparar com os resultados da pesquisa realizada em 2002. 

Relatório final  

 

 

Foi a primeira pesquisa do OTS-Lateps no âmbito dos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), incorporando também Venezuela e Bolívia, com o objetivo geral de identificar e analisar a formação profissional em saúde no âmbito desses países. Os limites do estudo, as assimetrias e tendências convergentes entre eles podem ser verificadas na publicação do livro especialmente organizado para esse fim, publicado pela EPSJV. 
 

 1 – Livro publicado: A formação dos trabalhadores técnicos em saúde no Brasil e no Mercosul | Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (fiocruz.br)   

2 – Carta de Manguinhos 2008:   

3 - I Seminário Internacional:

I Seminário Internacional Mercosul - 24/11/2008 (manhã e tarde)

I Seminário Internacional Mercosul - 25/11/2008 (manhã e tarde)

I Seminário Internacional Mercosul - 26/11/2008 (manhã e tarde)

 

 

 

Esse estudo se propôs a analisar as relações entre as políticas de saúde, trabalho e educação na saúde, no Brasil, e suas expressões na qualificação desses trabalhadores, abrangendo o período 2003-2008. Os resultados foram publicados em livro pela EPSJV. 

Relatório final 

 2 – Livro publicado: Para além da comunidade: trabalho e qualificação dos agentes comunitários de saúde | Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (fiocruz.br)  

3 - Arquivo Virtual dos Trabalhadores Técnicos em Saúde no Brasil: acervo documental, acervo de entrevistas e arquivo sonoro da pesquisa ACS  

 

Essa segunda pesquisa no âmbito dos países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai) teve como objetivo geral identificar e analisar a oferta quantitativa e qualitativa de formação dos trabalhadores técnicos em saúde, de forma convergente com os dados e análises produzidas para o Brasil, em 2007. Buscou assim subsidiar políticas de organização e fortalecimento dos sistemas de saúde, educação e de cooperação internacional entre os países, garantindo a comparabilidade dos estudos nacionais. Os debates ocorridos no Seminário Internacional foram publicadas em livro pela EPSJV e estão disponíveis na playlist do OTS no You Tube  

   

1 - Relatório final:    

2 - Carta de Manguinhos 2012:  

3 – Livro publicado: Os desafios da integração regional para os trabalhadores técnicos em saúde | Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (fiocruz.br) 

4 - II Seminário Internacional :

II Seminário Internacional Mercosul - 28/11/2013 (manhã)

II Seminário Internacional Mercosul - 28/11/2013 (tarde)

II Seminário Internacional Mercosul - 29/11/2013 (manhã)

II Seminário Internacional Mercosul - 29/11/2013 (tarde)

II Seminário Internacional Mercosul - 30/11/2013 (manhã)

II Seminário Internacional Mercosul - 30/11/2013 (tarde)

 

 

 

 

O objetivo geral do estudo foi identificar e analisar os movimentos de conformação de alguns grupos profissionais inseridos no setor saúde, considerando os determinantes sociais, políticos e econômicos envolvidos nos seus processos de qualificação, bem como verificando e analisando sua expressão no contexto das dinâmicas do trabalho em saúde. Foi publicado em livro pela EPSJV, acessível no site da escola.

 

1 - Relatório final  

2 – Livro publicado: Trabalhadores Técnicos da Saúde: aspectos da qualificação profissional no SUS | Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (fiocruz.br) 

 

A pesquisa teve como objetivo caracterizar as trajetórias educacional e ocupacional dos trabalhadores técnicos em saúde, sua formação técnica e a inserção no mercado de trabalho em saúde de oito áreas profissionais. Os resultados foram publicados em coletânea publicada pela EPSJV.


1 – Relatório final:  

2 – Artigo publicado em coletânea: O conceito de qualificação e a formação para o trabalho em saúde Trabalhadores Técnicos da Saúde: aspectos da qualificação profissional no SUS | Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (fiocruz.br) 

3 – Artigo publicado em coletânea: Dinâmica da formação técnica e da ocupação de postos de trabalho em saúde: Brasil anos 2000  Trabalhadores Técnicos da Saúde: aspectos da qualificação profissional no SUS | Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (fiocruz.br) 

4 - Artigo publicado em revista indexada: Relação contemporânea entre trabalho, qualificação e reconhecimento: repercussões sobre os trabalhadores técnicos do SUS  

5 – Artigos elaborados: Formação Técnica em Saúde e Grandes Regiões-Brasil, 1ª década do século XXI; Os trabalhadores técnicos de saúde e a construção de suas trajetórias: a relação entre qualificação e inserção ocupacional; Trajetórias de vida, trajetórias ocupacionais/educacionais e qualificação; A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO como identificador de Grupos de Ocupações Técnicas em Saúde; A RAIS e a RAIS Migra como fontes de dados para estudo sobre os grupos ocupacionais técnicos em saúde no Brasil ao longo dos anos 2000; Os trabalhadores da saúde sob o olhar da PNAD; Grupos ocupacionais técnicos em saúde no Brasil e suas configurações ao longo dos anos 2000. Todos os artigos estão anexados ao Relatório final. 

 

 

Pesquisa colaborativa entre OTS, PPFH-UERJ e NEDDATE-FE-UFF, reunidos no Grupo THESE, com o objetivo de compreender as mudanças em curso nas condições de oferta e de realização da educação básica de nível médio, com ênfase na educação técnica e profissional no estado do Rio de Janeiro. Levou em consideração as políticas governamentais federais e estaduais que incidiram sobre a oferta educacional a partir dos anos 1990, as configurações da oferta nas distintas regiões político-administrativas do estado, bem como suas contradições em relação às lutas históricas pelo direito a uma formação média integrada de caráter emancipatório. 

Relatório final  

 

 

Estudo colaborativo entre OTS e OAPS-ISC/UFBa com os objetivos de avaliar o grau e o processo de implantação de políticas de saúde; analisar os determinantes da variedade e do estágio da implementação de políticas selecionadas, em estados e municípios; investigar a dinâmica do processo político relativo à saúde no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no período 2013-2017; e identificar atores políticos e a visão destes acerca das decisões e políticas implementadas. Os eixos de pesquisas e seus resultados podem ser acessados no site do Observatório de Análise Política de Saúde (OAPS). 

 1 - Relatório final:  

2 - Site implantado: OAPS - Página Principal (analisepoliticaemsaude.org) 

3 - Artigos publicados em revistas indexadas: Análise Política em Saúde - Edições - Revista Ciência & Saúde Coletiva (cienciaesaudecoletiva.com.br) ; v. 42 n. especial 2 out (2018): Análise política em saúde II | Saúde em Debate (saudeemdebate.org.br) ; Residências e saúde coletiva: reflexões, experiências, pesquisas e intervenções - Cebes 

  

 

 

Estudo colaborativo entre OTS e GPDES-IESC/UFRJ, visando analisar as estratégias de inovação e competição e os fluxos de acumulação de capital e poder político da base produtiva da saúde e identificar barreiras e potencialidades para a efetivação do direito universal à saúde. Além de vários artigos publicados, se produziu um vídeo-documentário, acessível na playlist do OTS no YouTube, e um dicionário pela Hucitec Editora. 


 

1 - Relatório final:  

2 - Livro publicado: Dicionário de empresas e grupos econômicos e financeirização na saúde | Julio Cesar França Lima (org.) – Hucitec Editora (lojahucitec.com.br) 

3 - Artigos publicados em revista indexada: v. 32 n. 14 (2016): Suplemento 2 | Cadernos de Saúde Pública (fiocruz.br) ; v. 38 n. 14 (2022): Suplemento 2 | Cadernos de Saúde Pública (fiocruz.br) 

4 - Vídeo-documentário: Entrevista com José Carlos Braga (172) Economia política e a questão da saúde no Brasil | José Carlos Braga - YouTube  

 

 

Pesquisa multicêntrica, com inspiração etnográfica na abordagem dos elementos da prática profissional, abrangendo diferentes categorias profissionais: auxiliares/técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares/técnicos em saúde bucal e agentes de combate a endemias, todos integrantes da Estratégia Saúde da Família, com o objetivo de analisar os processos de trabalho desses técnicos em diferentes municípios das cinco regiões brasileiras.  

 1 - Relatório final:  

  

 

Pesquisa multicêntrica realizada em colaboração com a Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos (RETS), sediada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e com a participação de pesquisadores de cerca 20 instituições de todas as regiões do país. 

 

1 - Relatório final:       

 

A pesquisa buscou analisar a atuação da Rede Federal na educação profissional em saúde. Abrangeu o período de 2010-2018, com foco no quadriênio de 2014-2018, de vigência do Plano Nacional de Educação.  

Relatório final  

 

O estudo investiga a configuração do trabalho na Atenção Primária à Saúde, a partir da perspectiva dos trabalhadores que atuam na Estratégia Saúde da Família nos municípios do Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Palmas e Porto Alegre, com enfoque na sua percepção sobre as mudanças produzidas a partir da PNAB 2017 e da pandemia de Covid-19. 
 

 

1 - Relatório final: em finalização  

2 - Boletim Informativo 1 – Configurações do Trabalho na Atenção Primária  

3 - Boletim Informativo 2 - em finalização     

 

O objetivo central da pesquisa foi analisar as repercussões da pandemia de Covid-19 no trabalho e na vida de trabalhadores que atuam na atenção básica e na assistência hospitalar no Brasil, buscando compreender as novas dimensões das penosidades e as possibilidades de (re)existências em relação a sete dimensões constitutivas dos modos de ser trabalhador de saúde. 

 

1 - Relatório final:  

2 – Site elaborado: Respiro – Apoio e investigação para trabalhadores da saúde na pandemia: (co) movendo a vida entre (ultra) penosidades e (re) existências (wordpress.com) 

3 –  You Tube: Projeto RespiroAula Inaugural do Curso de Formação Profissional Respiro com Ailton Krenak

    

 

Esse projeto foi desenvolvido com o objetivo de construir e preservar a memória coletiva dos trabalhadores técnicos em saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), considerando as experiencias históricas destes trabalhadores e dando visibilidade a outras narrativas que fazem parte da trajetória da instituição. 

 

 Projeto:  

2 - Exposição Virtual de longa duração “Manguinhos de Muitas Memórias: histórias dos trabalhadores técnicos da Fiocruz”.  

 

 

 

Essa pesquisa enfatiza a necessidade de aprofundar conhecimentos sobre o campo relacional da produção do cuidado na Atenção Primária à Saúde e, nesse sentido, busca identificar caminhos de fortalecimento de laços de cuidado que permitam experimentar um processo de tomada de decisão colaborativo em saúde nos pós pandemia. Visa aprofundar como as concepções de vulnerabilidade, relacionalidade e pertencimento podem informar vínculos de produção do cuidado.  

 1 – Projeto aprovado: 

Produtos previstos:

1 - Escutatório

2 - Caderno síntese das atividades realizadas

3 - Mapa de recursos e estratégias coletivas para tomada de decisão

4 - Vídeo "Co-movendo a vida com mulheres e meninas na saúde: fortalecendo laços de cuidados na APS"

 

O Projeto Mapeio é um projeto colaborativo entre o OTS e a Cooperação Internacional da EPSJV. Parte da ideia de que as perspectivas de cooperação e de integração regional na América do Sul reforçam a Atenção Primária à Saúde (APS) e as/os trabalhadoras/es técnicas/os como estruturantes dos sistemas nacionais de saúde.   

 

1 - Projeto aprovado:   

 

 Produtos previstos:  

1 - Ebook com os resultados do mapeamento realizado em versão bilingue: português e espanhol 

1 – Publicar artigo em periódico de alcance na América Latina 

3 – Organizar número especial do informe trimestral da RETS 

4 – Realizar o Seminário Internacional do Trabalho Técnico na Atenção Primária em Saúde na América do Sul. 

   

 

Esse projeto tem o objetivo de compreender e analisar aspectos de ordem intersecional presentes nas relações de trabalho entre Joaquim Venâncio, Adolpho e Bertha Lutz, personagens da história institucional da Fiocruz. 

 

 

 1 – Projeto aprovado:  

 

Produtos previstos:

1 - Construir um acervo de fontes documentais sobre a memória institucional do trabalho e dos trabalhadores técnicos da Fiocruz 

2 – Organizar novo módulo para a exposição virtual “Manguinhos de Muitas Memórias” 

3 – Elaborar o Plano de Educação Museal integrado a ações e projetos educativos do Museu da Vida/Fiocruz e da EPSJV; artigo científico a ser publicado em revista indexada.