A EPS NA REDE FEDERAL
O estudo “A Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Saúde na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica brasileira face ao atual Plano Nacional de Educação”, apresenta dados e análises nas dimensões quantitativa e qualitativa sobre a educação profissional no Brasil e sobre a atuação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na educação profissional em saúde (EPS), atendendo ao objetivo geral da pesquisa.
O estudo abrangeu o período de 2010 a 2018, com foco no quadriênio de 2014 a 2018, de vigência do Plano Nacional de Educação (PNE). Buscou obter subsídios sobre as metas três (estratégia sete), dez e onze, em especial no que tange às redes públicas. Os dados quantitativos foram obtidos por consulta ao Censo Educacional e à Plataforma Nilo Peçanha, tratados por meio da ferramenta SPSS, analisados e discutidos sob o princípio da unidade quantidade e qualidade.
Verificou-se que, apesar da tendência de crescimento das matrículas de educação profissional, especialmente a modalidade integrada ao ensino médio, incluindo a modalidade EJA, principalmente nas redes públicas, o cumprimento das metas é pouco provável, salvo se ocorrer uma mudança radical e urgente da política pública de trabalho, educação, saúde e economia no país.
No caso da EPS, a esfera privada mantém-se como a principal ofertante e, mesmo com a participação da rede federal, sua contribuição com as outras redes públicas ainda não é significativa. Depõe sobre isto, dentre outros aspectos, a fragilidade da articulação entre os Ministérios da Educação e da Saúde. O estudo sobre motivações e condições de oferta da EPS pela rede federal valeu-se da aplicação de questionários, com retorno de 50% das instituições cadastradas e inquiridas. Realizamos entrevistas com coordenadores de cursos em instituições selecionadas a partir de critérios de relevância, privilegiando os cursos vinculados à estratégia da saúde da família, além de análises clínicas, por ser um dos que mais frequentemente são ofertados na forma integrada.
Este foi o movimento da pesquisa qualitativa para identificar concepções filosóficas, epistemológicas e pedagógicas dos projetos de curso, considerando o debate sobre o ensino médio integrado na perspectiva da politecnia no interior dessa rede. Pretendeu-se verificar a potencial contribuição dessa rede para o avanço dessa concepção na EPS.
Os dados qualitativos foram tratados com auxílio da análise de conteúdo, pela qual se identificaram unidades de registro nucleadas em categorias empíricas. Essas foram ordenadas em categorias operacionais e analisadas à luz das categorias teóricas determinação social da saúde, trabalho como princípio educativo e práxis educativa. Tanto a construção do objeto quanto sua análise buscou ser ancorada no método materialista-histórico, em articulação com a proposta quadripolar de Paul Bruyne da pesquisa em ciências sociais.
Concluímos que a concepção de saúde hegemônica na rede é a da saúde ampliada/Organização Mundial da Saúde, influenciada pela teoria dos determinantes sociais, havendo núcleos da concepção vinculada à determinação social da saúde. Quanto à educação, mesmo as experiências com o currículo integrado não são organicamente orientadas pela concepção da formação integrada na perspectiva da politecnia.
A conclusão apontou a presença da concepção pragmática revelada na influência do escolanovismo atualizado pela pedagogia das competências, vistas nos dados organizados pelas categorias operacionais concepções pedagógicas, estratégias metodológicas e politecnia e analisadas à luz das categorias teóricas.
Nesses termos, encontra-se coerência entre as concepções de saúde e de educação na EPS da rede federal, provavelmente influenciadas pelos educadores que apresentam formação e experiência com a área de saúde coletiva, na qual tais concepções se consolidaram. A pesquisa desvelou dificuldades e virtuosidades da educação profissional em saúde na rede federal, comum ao campo, o que pode contribuir para as redes se fortalecerem mutuamente e perseguir o horizonte utópico da recuperação ontocriativa da relação trabalho, educação e saúde
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1 - Relatório final:
Financiamento: Apoio a Projetos de Pesquisa / Universal 01/2016 – Faixa B, Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq-MCT)