A importância do trabalho técnico na reabilitação oral

Em 5 de novembro se celebra o Dia do Técnico em Prótese Dentária, em lembrança a Lei nº 6.710, de 1979, que regulamentou oficialmente a profissão. A data busca homenagear e reconhecer a importância desses profissionais para a saúde e a reabilitação oral dos pacientes.   

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o Técnico em Prótese Dentária planeja, confecciona e repara próteses dentárias, dispositivos protéticos, aparelhos ortodônticos e ortopédicos funcionais dos maxilares, prestando suporte técnico-laboratorial ao cirurgião-dentista. 

Pode supervisionar auxiliares de prótese dentária; pode gerenciar laboratórios de prótese dentária; cumpre protocolos, normas técnicas e de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental. 

Realiza planos de orientação, montagem balanceada, ceroplastia gengival, acrilização e finalização de próteses; armazena, manuseia e descarta produtos e resíduos materiais; faz assepsia, higienização, desinfecção e esterilização de instrumentos e equipamentos. 

O Auxiliar de Prótese Dentária

Outro trabalhador que também exerce papel fundamental nestes procedimentos é o Auxiliar de Prótese Dentária, que auxilia na confecção e na restauração de próteses dentárias e aparelhos ortodônticos removíveis, atuando sob supervisão do protético dentário. 

Apesar desta relevância, este profissional não tem o devido reconhecimento, e enfrenta dificuldades em relação ao trabalho e profissionalização. Um fator que explica esta precarização é a quantidade reduzida de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferecem o curso.     

A importância da atuação em conjunto 

Em sincronia, técnico e auxiliar formam uma equipe indispensável para o sistema de saúde bucal no SUS, ajudando a devolver funções mastigatórias, prevenir doenças e restaurar a confiança dos pacientes. 

 

Texto: Nayara Oliveira*. Imagem: Joédson Alves / Agência Brasil.

*Estagiária, sob supervisão de Paulo Schueler.