
Em 24 de dezembro se celebra o Dia do Técnico em Saúde Bucal, data que homenageia e reconhece a importância desses profissionais para a odontologia e a saúde pública.
Como definido por este Observatório dos Técnicos em Saúde (OTS), o Técnico em Saúde Bucal planeja e executa atividades que envolvem a promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças e restabelecimento da saúde oral.
Também desenvolve ações educativas de promoção e prevenção, como a aplicação tópica de flúor e de selante, a escovação e as orientações quanto aos cuidados; estudos epidemiológicos em saúde bucal; instrumentalização do Cirurgião-dentista em ambientes clínicos e hospitalares; procedimentos clínicos voltados ao restabelecimento da saúde, estética e função mastigatória; tomadas radiográficas e fotográficas de uso odontológico; escaneamento intraoral.
Além disso, exerce funções de controle de estoque, supervisão da manutenção de equipamentos e limpeza, desinfecção e organização do ambiente de trabalho. Participa ainda de atividades de pesquisa, de treinamento e capacitação de Auxiliares em Saúde Bucal e de agentes multiplicadores das ações de promoção à saúde e da supervisão do trabalho dos auxiliares de saúde bucal.
O Auxiliar em Saúde Bucal
Outro trabalhador que também exerce papel fundamental na odontologia é o Auxiliar em Saúde Bucal, que tem como atribuições o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de riscos e agravos dentro e fora do consultório odontológico, voltadas para indivíduos, famílias e coletividade. Além disso, realizam atividades vinculadas ao apoio e instrumentalização das ações dos demais trabalhadores da equipe.
Na rotina de trabalho é responsável por atividades antes, durante e depois dos atendimentos, tais como: o acolhimento dos usuários no serviço, bem como o preparo deles para o atendimento; a organização e execução de atividades de higiene bucal; o auxílio e a instrumentalização dos profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares; a seleção de moldeiras e preparação de modelos de gesso e o processamento de filme radiográfico.
Também atua no registro de dados e participa da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal; executa limpeza, assepsia, desinfeção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho; aplica medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos; realiza - em equipe - levantamento de necessidades em saúde bucal; e adota medidas de biossegurança visando ao controle de infecção.
A atuação no Sistema Único de Saúde (SUS)
A atuação desses profissionais amplia a capacidade de cuidado da rede pública, favorece a melhoria dos indicadores de saúde bucal e organiza melhor o processo de trabalho das equipes, com impacto direto na prevenção de doenças e no acesso da população aos serviços odontológicos.
Texto: Nayara Oliveira*. Imagem: Fernando Frazão / Agência Brasil.
*Estagiária, sob supervisão de Paulo Schueler.