No OTS, Ciência e Pesquisa são motores de transformação social e valorização do trabalho técnico

Em 8 de julho se comemora o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. A data homenageia a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fundada em 1948, além de promover a produção científica nacional, inspirar o interesse dos jovens pela ciência e difundir o conhecimento científico para a sociedade. 

A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País. 

Este ano Recife receberá a 77ª Reunião Anual da SBPC, sob o tema “Progresso é ciência em todos os territórios”. A edição propõe uma reflexão sobre o papel da ciência na construção de um Brasil mais justo, plural e conectado. 

Instituição pública de referência, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é vinculada ao Ministério da Saúde e considerada a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Seu objetivo é promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. 

O Observatório dos Técnicos em Saúde (OTS), cuja estação de trabalho está situada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), é o único no Brasil que se dedica ao desenvolvimento de estudos, pesquisas e disseminação de conhecimentos sobre as técnicas e os técnico em saúde, com ênfase em temas voltados para o tripé trabalho, educação e saúde.

Busca produzir, analisar e publicar dados e informações em meio impresso e digital, visando alcançar trabalhadoras e trabalhadores, discentes e docentes, pesquisadoras e pesquisadores e gestoras e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como os sindicatos e as associações profissionais ligadas as técnicas e técnicos em saúde.

Em 2004, o OTS deu origem ao atual Laboratório do Trabalho e Educação Profissional em Saúde (LATEPS), para fortalecer sua atuação nas atividades de ensino, pesquisa e cooperação no campo da Educação Profissional em Saúde. Além da atuação no âmbito da Rede ObservaRH, buscou articular-se com instituições e outras redes da área Trabalho e Educação na Saúde. 

Ao longo de seus 25 anos de atividades o OTS publicou mais de 10 livros, desenvolveu mais de 20 pesquisas e produziu diversos vídeos com foco na valorização do trabalho e qualificação das trabalhadoras e dos trabalhadores técnicos de saúde.   

As pesquisas do Observatório e do Laboratório são essenciais para o fortalecimento dos trabalhadores técnicos em saúde, que consequentemente é essencial para o SUS.  

Viva a pesquisa de excelência para além dos muros acadêmicos e científicos! 

 

Texto: Nayara Oliveira*. Imagem: EPSJV/Fiocruz.

*Estagiária, sob supervisão de Paulo Schueler.