O Observatório dos Técnicos em Saúde (OTS) foi criado em 2000 pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), integrando-se a partir daí à Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde (Rede ObservaRH) criada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
É o único no Brasil que se dedica ao desenvolvimento de estudos, pesquisas e disseminação de conhecimentos sobre as técnicas e os técnicos em saúde, com ênfase em temas voltados para o tripé trabalho, educação e saúde.
Busca produzir, analisar e publicar dados e informações em meio impresso e digital, visando alcançar trabalhadoras e trabalhadores, discentes e docentes, pesquisadoras e pesquisadores e gestoras e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como os sindicatos e as associações profissionais ligadas as técnicas e técnicos em saúde.
Em 2004, o OTS deu origem ao atual Laboratório do Trabalho e Educação Profissional em Saúde (LATEPS), para fortalecer sua atuação nas atividades de ensino, pesquisa e cooperação no campo da Educação Profissional em Saúde. Além da atuação no âmbito da Rede ObservaRH, buscou articular-se com instituições e outras redes da área Trabalho e Educação na Saúde.
A equipe do OTS compõe o Grupo de Pesquisa Trabalho e Educação Profissional em Saúde, reconhecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (GTEPS-CNPq).
Ao longo de seus 25 anos de atividades o OTS publicou mais de 10 livros, desenvolveu mais de 20 pesquisas e produziu diversos vídeos com foco na valorização do trabalho e qualificação das trabalhadoras e dos trabalhadores técnicos de saúde.
Nossa equipe