
Hoje, dia 18 de março é comemorado o Dia do Maqueiro Hospitalar. A data tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho desta categoria profissional que é fundamental para o funcionamento das unidades hospitalares, embora sua importância não receba o devido reconhecimento.
Segundo o Parecer da Câmara Técnica do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o maqueiro, “além de transportar os pacientes de forma adequada, respeitando cada caso, deve seguir os princípios de humanização, ser ético, atuar nos serviços de saúde dentro das normas de higiene ocupacional e de biossegurança, relacionar-se respeitosamente com os pacientes e seus familiares e atuar de forma coerente dentro da hierarquia de estrutura organizacional do sistema de saúde.”
Apesar de serem extremamente necessários na garantia da segurança do paciente, estes profissionais enfrentam a banalização de sua atividade profissional, como descrito pelo Observatório dos Técnicos em Saúde, já que profissionais da enfermagem podem ser encontrados realizando o transporte de pacientes, com autorização do Cofen, como se levá-los levar de um lugar a outro na unidade fosse uma atividade meramente administrativa. Questões como esta invisibilizam e dificultam ainda mais a busca pela profissionalização destes trabalhadores.
São poucas as fontes de pesquisa e informação sobre essa categoria, tanto em relação à formação, quanto ao trabalho, embora o papel dos maqueiros seja essencial. Eles auxiliam e conduzem os pacientes desde a chegada ao hospital até a alta médica, realizam a checagem de equipamentos, providenciam macas e cadeiras de rodas, e mantêm os equipamentos limpos, organizados e guardados.
Que a data de hoje sirva como um momento de reflexão, para a urgente valorização de pessoas indispensáveis no cuidado à vida de pacientes.
Texto: Nayara Oliveira*. Imagem: Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
*Estagiária, sob supervisão de Paulo Schueler