OTS mídias: Técnicos do Cuidar

Em agosto de 2023, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) dava continuidade a sua série de podcasts do programa "Podcast Poli", com uma nova temporada. Chamada de "Técnicos do Cuidar”, vem com a missão de elucidar e contextualizar a história das profissões técnicas na área da Saúde no Brasil. 

Inicialmente, somos apresentados à da Dona Ilza, personagem central dessa temporada, que nasceu na Bahia e foi para a cidade grande em busca de melhores condições de vida. À medida que conhecemos sua história, desde a infância, e de sua família, somos levados a entender a sua relação com o início da profissionalização na área da saúde no Brasil.    
O primeiro episódio tem uma proposta complexa, visibilizar e elucidar as nuances e as particularidades que envolvem as(os) profissionais técnicas(os) e auxiliares de enfermagem no Brasil. Como é mencionado no programa, todo mundo já foi atendido por uma(um) técnica(o) ou auxiliar de enfermagem, mas esta fração da classe trabalhadora permanece pouco reconhecida, apesar de sua importância. A fim de dar maior visibilidade a essas trabalhadoras e trabalhadores são apresentados dados como gênero, raça, faixa etária e formação, resultantes da Pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil”, feita pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), até hoje, é o maior levantamento feito acerca de uma categoria profissional realizado na América Latina.      

No segundo episódio, somos apresentadas(os) àquelas(es) cujo trabalho é justamente levar a saúde a quem mais precisa, realizando visitas domiciliares e atividades de educação, prevenção e promoção da saúde, as(os) Agentes Comunitárias(os) de Saúde (ACS). Dessa vez, o episódio tem uma abordagem mais abrangente, apresentando as características da função das(os) agentes, que, por muitas vezes, são mediadoras(es) da relação entre a comunidade, os serviços e profissionais de saúde, facilitando o acesso ao cuidado necessário. Com uma abordagem histórica, o podcast contextualiza as primeiras experiências brasileiras com trabalhadoras(es) que tinham em comum fazer chegar as(aos) excluídas(os) o acesso à saúde. Remonta às iniciativas de extensão de cobertura e transita pelas inciativas de organização popular que deram origem ao trabalho das(os) ACS no âmbito do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e, depois, no Programa Saúde da Família (PSF), atualmente Estratégia Saúde da Família (ESF).

O episódio relata também a organização e a luta dessas(es) trabalhadoras(es), a maioria mulheres, pela regulamentação e formação profissional e apresenta algumas vitórias importantes como o reconhecimento da profissão e a publicação do Referencial Curricular do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, publicado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, e que contou com a colaboração da Escola Politécnica Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz. 

Os episódios têm, em média, 30 minutos de duração, sendo uma ótima escolha para quem está buscando se informar sobre o trabalho na área da saúde e gosta de ouvir um conteúdo rápido enquanto trabalha, realiza atividades domésticas, ou descansar.
Que tal embarcar na trajetória da D.Ilza e sua família com os técnicos do cuidar? 

Após ouvir os episódios, vale também dar uma passada na sessão de Trabalhadoras(es) Técnicas(os) em Saúde no site do OTS, onde estão reunidas informações mais detalhadas sobre quem faz parte desse grupo de trabalhadoras e seus subgrupos. Você poderá acessar fichas técnicas, contendo desde a descrição de suas atividades, até o processo de formação e regulamentação profissional.

Abaixo, também, seguem os links para os dois episódios na integra:
Episódio 1 - Técnico e Auxiliar de Enfermagem
Episódio 2 – Agente Comunitário de Saúde
 

Pedro Henrique Dias | Estagiário de Jornalismo