Devido a novas exigências do edital do Processo Seletivo 2010 da EPSJV, será obrigatório, já no Requerimento de Inscrição, o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do candidato. Portanto, os interessados em participar da seleção devem providenciar o documento.


A EPSJV informa ainda que, no dia da prova, também será obrigatória a apresentação da carteira de identidade do candidato.
[ mais informações ]

Políticas de trabalho em saúde e a qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde: dinâmica e determinantes



O projeto propõe analisar as relações entre as políticas de saúde, trabalho e educação em saúde no Brasil no início do século XXI a partir de suas expressões no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Tem como objetivos específicos identificar os principais determinantes políticos, sociais e econômicos da qualificação do Agente Comunitário de Saúde; analisar as relações entre a qualificação dos ACS e as políticas de gestão do sistema, do trabalho e da educação na saúde, no plano nacional e suas expressões nos processos loco-regionais; problematizar a relação entre as políticas públicas de saúde, as propostas de intervenção/transformação do processo de trabalho do ACS e sua materialização nas práticas.


A análise da qualificação dos ACS será realizada mediante a identificação dos principais sujeitos políticos coletivos envolvidos tanto com as questões da educação na saúde, quanto com as da gestão do trabalho no Brasil, nos últimos anos. O interesse do projeto volta-se para a compreensão das relações estabelecidas entre esses sujeitos, seus pontos de convergência e divergência e suas concepções acerca da qualificação dos ACS.