Devido a novas exigências do edital do Processo Seletivo 2010 da EPSJV, será obrigatório, já no Requerimento de Inscrição, o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do candidato. Portanto, os interessados em participar da seleção devem providenciar o documento.


A EPSJV informa ainda que, no dia da prova, também será obrigatória a apresentação da carteira de identidade do candidato.
[ mais informações ]

Trabalhadores Auxiliares, Técnicos e Tecnólogos em Saúde no Brasil: dinâmica da inserção profissional



Esta pesquisa está voltada para a continuidade dos estudos, que já vêm sendo desenvolvidos pelo Lateps/EPSJV/FIOCRUZ, sobre a inserção profissional dos trabalhadores técnicos em saúde e seus postos de trabalho no Brasil. Destacamos que, o trabalhador técnico em saúde será tratado aqui de uma forma mais ampla, como participante de um conjunto de trabalhadores que exercem atividades técnico-científicas no interior do setor saúde. Pode-se dizer que estas atividades desenvolvidas abrangem desde agentes comunitários de saúde até tecnólogos em saúde de nível superior. Já os postos de trabalho formarão nossa base de informação sobre os trabalhadores na saúde disponíveis no mercado de trabalho, levando-se em conta seus níveis de ocupação e vínculos com o estabelecimento (próprio, intermediado e outros vínculos).

 

Para realização desta pesquisa, tivemos como fonte de dados a pesquisa da AMS[1]/IBGE/2005 e CNES[2]/2006/2007/2008 onde estão inseridas informações sobre os estabelecimentos de saúde existentes no País, públicos e privados, que prestam assistência à saúde individual ou coletiva, com um mínimo de técnica apropriada, e sobre os profissionais segundo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. No entanto, mesmo lidando com as limitações das fontes de informação disponíveis, acreditamos que o uso das mesmas irão nos permitir dimensionar a diversificação dos postos de trabalho e inserção dos técnicos em saúde no Brasil.

 


[1] Pesquisa da Assistência Médico-Sanitária.
[2] Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES

 

Coordenação:

 

Equipe de Pesquisadores:

  • Ana Margarida de M. Barreto Campelo (anamargarida@fiocruz.br) - Pedagoga, Doutora em Educação pela UFF
  • Arlinda Barbosa Moreno (morenoar@fiocruz.br) - Psicóloga, Pós-doutora em Saúde Pública pela ENSP
  • Márcio Candeias Marques (marciocandeias@fiocruz.br) -Estatístico, Pós-Graduando em Educação Profissional em Saúde pela EPSJV
  • Poliana Viana Rangel (poliana@fiocruz.br) - Pedagoga, Pós-graduanda em Educação Profissional em Saúde pela EPSJV
  • Lygia Costa (lcosta@fiocruz.br) -Socióloga, Doutoranda em Sociologia do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ)