Devido a novas exigências do edital do Processo Seletivo 2010 da EPSJV, será obrigatório, já no Requerimento de Inscrição, o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do candidato. Portanto, os interessados em participar da seleção devem providenciar o documento.


A EPSJV informa ainda que, no dia da prova, também será obrigatória a apresentação da carteira de identidade do candidato.
[ mais informações ]

Análise da Política de Educação Permanente em Saúde: um estudo exploratório de projetos aprovados pelo Ministério da Saúde



Dezembro de 2006


Criada em 2002, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), inaugura um interesse  no Ministério da Saúde destinado à formulação de políticas de formação, desenvolvimento, planejamento e gestão da força de trabalho em saúde no Brasil. Com isso, a educação permanente em saúde foi definida como estratégia essencial para uma mudança de suas próprias ações, através da articulação entre educação e trabalho, visando a qualificação da atenção à saúde. 

A idéia então desta pesquisa é analisar a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) através do mapeamento dos projetos apresentados à Secretaria de Gestão do trabalho e da Educação na Saúde e dos Pareceres Técnicos relativos aos projetos aprovados emitidos pelo Departamento de Gestão e Educação na Saúde. Foi delimitado um prazo de análise dos Pareceres Técnicos de junho/2004 a junho de 2005.

 Verificou-se com isso que a PNEPS fortalece a estratégia Saúde da Família, especialmente no que se refere às ações de qualificação dos profissionais de nível superior envolvidos no programa, principalmente médicos e enfermeiros com as universidades assumindo a coordenação de tais projetos.

Coordenação:
Monica Vieira  (monicavi@fiocruz.br ) -Doutora em Doutora em Saúde Coletiva pela UERJ

Equipe do Projeto:
Anna Violeta Ribeiro Durão - Mestre em Educação pela UFF
Carlos Maurício Guimarães Barreto - Psicólogo especializado em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
Valéria Fernandes Carvalho - Mestrado em Educação pela UFF




Acesse Resultado na íntegra