O Observatório
Bem-vindas(os) ao OTS
O Observatório dos Técnicos em Saúde (OTS) é um espaço estratégico de desenvolvimento de estudos e pesquisas e disseminação de conhecimentos. O foco da sua atuação é o trabalho técnico, a formação das(os) trabalhadoras(es) e as políticas sociais de educação, saúde e trabalho, bem como a articulação político-institucional no campo trabalho e educação.
O OTS foi criado em 2000 pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). É composto pela equipe do Laboratório do Trabalho e da Educação Profissional em Saúde (Lateps) e integra a Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde (ObservaRH). A Rede é formada por 21 observatórios e foi instituída pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Visite a Linha do Tempo do OTS e conheça os 23 anos de sua trajetória.
Destaques
Trabalhadoras(es) Técnicas(os) em Saúde
Quem são as Trabalhadoras e os Trabalhadores Técnicos em Saúde
Nós do Observatório dos Técnicos em Saúde trabalhamos com uma concepção ampliada de técnicas e técnicos que abrange trabalhadoras e trabalhadores com escolaridade variada - ensino fundamental, médio e superior - e formação profissional técnica ou Superior em Tecnologia, ou ainda com saberes adquiridos no e pelo trabalho.
A ideia de reunirmos essas trabalhadoras e trabalhadores nas nossas análises e reflexões tem a ver com nosso compromisso ético-político de dar visibilidade a uma força de trabalho pouco vista, menos valorizada, mas que cumpre um papel fundamental nas várias frentes da saúde.
Esse grande grupo de trabalhadoras e trabalhadores compõe-se de quatro subgrupos:
“Trabalhadoras e Trabalhadores Técnicos são a base dos serviços de saúde no Brasil.”
Anamaria Corbo
Diretora da EPSJV
Destaques OTS