Devido a novas exigências do edital do Processo Seletivo 2010 da EPSJV, será obrigatório, já no Requerimento de Inscrição, o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do candidato. Portanto, os interessados em participar da seleção devem providenciar o documento.


A EPSJV informa ainda que, no dia da prova, também será obrigatória a apresentação da carteira de identidade do candidato.
[ mais informações ]

Saúde, Trabalho e Educação na visão de personagens históricos envolvidos na constituição do SUS



O objetivo deste projeto foi elaborar um material multimídia acerca da história da saúde, do trabalho e da formação profissional na área para apoiar o processo formativo dos técnicos em saúde. O Observatório dos Técnicos em Saúde (OTS), vinculado aos Laboratório do Trabalho e da Educação da Educação em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz, em parceria com o Observatório História e Saúde(OHS) da Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz, desenvolveu atividades tendo em vista essa elaboração, constituido uma equipe de trabalho compsota por pesquisadores da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e da Casa de Oswaldo Cruz, bem como com profissionais do Núcelo de Tecnologias Educacionais em Saúde (NUTEd-EPSJV), para confecção dos textos e do vídeo-documentário que compõem o material multimídia.

 

Nesse sentido, o relatório final que segue divide-se em duas partes: I. Textos-base: "Na corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história", e II. Vídeo-documentário: "Saúde, trabalho e educação na visão de personagens históricos envolvidos na constituição do SUS".

 

A pesquisa de fotografias, pinturas, charges e também de imagens em movimento para subsidiar o material foi realizada nos acervos da biblioteca de Manguinhos, Casa de Oswaldo Cruz (COC), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), bem como Radis, Vídeo-Saúde Distribuidora e Canal Saúde (todos estes acervos da Fundação Oswaldo Cruz). Foi realizada também pesquisa e coleta de imagens nos acervos da Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, CPDOC/FGV, Banco de Imagens da UFRJ, Arquivos da Radiobrás, Câmara dos Deputados e Senado Federal.

 

A parceria com o Observatório História e Saúde nos permitiu ampliar o escopo deste projeto, na medida em que os resultados obtidos a partir dele se materializarão numa exposição e na publicação dops textos produzidos e imagens reunidas no primeiro semestre de 2010. Nesse sentido, o vídeo-documentário, o livro o livro e a exposição propõem apresentar uma síntese dos saberes e práticas ligados à saúde desenvolvidos ao longo da história do Brasil, recuperando o processo de constituição de uma saúde pública no país. O tema central de discussão em todos esses materiais é a constituição e a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Constituição Federal de 1988, enfocando a saúde, o trabalho e a formação profissional ao longo desse processo. Os textos-base contêm uma breve história da Saúde Pública brasileira desde os seus primórdios até os dias atuais, abordando a saúde como uma dimensão da vida humana e social que transcende os aspectos puramente médicos e biológicos, a partir da apresentação de um panorama histórico para a constituição de percepções mais abrangentes e críticas da trajetória e dos problemas da Saúde Pública em nosso país. A finalidade é, através do panorama da saúde apresentado, estimular a reflexão e propiciar uma maior presença desses temas no cotidiano da educação profissional em saúde.

 


 

Acesse o livro 

Acesse o material didático

Acesse o documentário




Acesse Resultado na íntegra