Devido a novas exigências do edital do Processo Seletivo 2010 da EPSJV, será obrigatório, já no Requerimento de Inscrição, o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do candidato. Portanto, os interessados em participar da seleção devem providenciar o documento.


A EPSJV informa ainda que, no dia da prova, também será obrigatória a apresentação da carteira de identidade do candidato.
[ mais informações ]

Memórias da Educação Profissional em Saúde no Brasil



Dezembro de 2006

 

A partir dos anos 1980 o Estado brasileiro assume a responsabilidade pela organização e implantação das Escolas Técnicas de Saúde. Este período foi marcado pelas discussões em torno da implantação do Sistema único de Saúde -SUS- onde alcançou seu ápice em 1986  na 8a Conferência Nacional de Saúde seguindo-se da 1a Conferência Nacional de Recursos Humanos para a Área da Saúde. Estes acontecimentos influenciaram nos rumos da saúde na Constituição brasileira que foi aprovada no ano de 1988.

 

Já nos anos de 1990, com a preeminência de um projeto neoliberal, o que ocorre na saúde é a privatização da atenção  e a contenção de gastos através de medidas adotadas. Surge então uma contradição, pois apesar de haver este projeto neoliberal há uma determinação legal que aponta para o universalismo e a integralidade das ações da saúde.

 

Por tudo isso este projeto objetiva investigar as mudanças operadas na educação profissional em saúde a partir da identificação dos sujeitos políticos coletivos e também através do resgate da memória  de personagens que tiveram atuação no período 1985-2005, procurando assim avaliar e auxiliar a elaboração de políticas públicas de formação técnica em saúde.

 

Para realização do projeto foram feitos levantamentos bibliográficos de leitura especializada, de fontes documentais e biografias de possíveis interlocutores. No primeiro momento foi feita a identificação dos sujeitos políticos coletivos que fizeram e que fazem parte da história da educação profissional em saúde para em seguida serem feitas as entrevistas prevendo-se a transcrição das mesmas e o retorno aos depoentes para conferência e fidelidade.

 

O resultado é a publicação de um livro, em versão impressa e eletrônica, sobre a Memória da Educação Profissional em Saúde no Brasil com acesso no sítio do Observatório dos Técnicos em Saúde.

 

Coordenação:

  • Júlio César França Lima (jlima@fiocruz.br ) – Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ


Equipe do Projeto:

  • Ialê Falleiros Braga - Mestre em Educação pela UFF, Doutoranda em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ
  • Lúcia Maria Wanderley Neves - Educadora, Doutora em Educação pela UFRJ



Acesse Resultado na íntegra