Devido a novas exigências do edital do Processo Seletivo 2010 da EPSJV, será obrigatório, já no Requerimento de Inscrição, o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do candidato. Portanto, os interessados em participar da seleção devem providenciar o documento.


A EPSJV informa ainda que, no dia da prova, também será obrigatória a apresentação da carteira de identidade do candidato.
[ mais informações ]

Trabalho e Educação Profissional em Saúde

O Observatório dos Técnicos em Saúde tem como missão produzir estudos e pesquisas sobre o trabalho técnico, a educação profissional e as políticas sociais de educação e saúde, buscando disponibilizar um conjunto de dados e informações em publicações impressas e eletrônicas para alunos, professores, pesquisadores, gestores do Sistema Único de Saúde, sindicatos e associações profissionais dos trabalhadores técnicos.

Sediado na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)/ Fiocruz, e vinculado ao Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde - LATEPS, o Observatório dos Técnicos em Saúde busca fortalecer as atividades de ensino e pesquisa no campo da Educação Profissional em Saúde e disponibilizar um conjunto de dados e informações em publicações impressas e eletrônicas para alunos, professores, pesquisadores, gestores do Sistema Único de Saúde, sindicatos e associações profissionais e instituições congêneres dos trabalhadores técnicos em saúde.

Integra a Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Brasil - Rede ROREHS, que compõe um projeto de âmbito continental da Organização Pan-Americana de Saúde, regulamentada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde - SGTES/MS.

Concepção de trabalho

O trabalho técnico em saúde é compreendido como aquele realizado pelo conjunto de trabalhadores que exercem atividades técnico-científicas no setor saúde, desde as atividades dos agentes comunitários de saúde, até a dos tecnólogos de nível superior. Portanto, não restringimos a noção de técnicos em saúde à escolaridade destes, como é normalmente associada.
 
O nosso entendimento é que a qualificação dos trabalhadores, de maneira geral, e os de saúde em particular, não se restringe à posse dos saberes escolares mas é multideterminada. A educação profissional em saúde é compreendida aqui como uma mediação específica da formação humana na totalidade das relações sociais.