Trabalho e Educação Profissional em Saúde
O Observatório dos Técnicos em Saúde tem como missão produzir estudos e pesquisas sobre o trabalho técnico, a educação profissional e as políticas sociais de educação e saúde, buscando disponibilizar um conjunto de dados e informações em publicações impressas e eletrônicas para alunos, professores, pesquisadores, gestores do Sistema Único de Saúde, sindicatos e associações profissionais dos trabalhadores técnicos.
Sediado na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)/ Fiocruz, e vinculado ao Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde - LATEPS, o Observatório dos Técnicos em Saúde busca fortalecer as atividades de ensino e pesquisa no campo da Educação Profissional em Saúde e disponibilizar um conjunto de dados e informações em publicações impressas e eletrônicas para alunos, professores, pesquisadores, gestores do Sistema Único de Saúde, sindicatos e associações profissionais e instituições congêneres dos trabalhadores técnicos em saúde.
Integra a Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Brasil - Rede ROREHS, que compõe um projeto de âmbito continental da Organização Pan-Americana de Saúde, regulamentada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde - SGTES/MS.
Concepção de trabalho
O trabalho técnico em saúde é compreendido como aquele realizado pelo conjunto de trabalhadores que exercem atividades técnico-científicas no setor saúde, desde as atividades dos agentes comunitários de saúde, até a dos tecnólogos de nível superior. Portanto, não restringimos a noção de técnicos em saúde à escolaridade destes, como é normalmente associada.
O nosso entendimento é que a qualificação dos trabalhadores, de maneira geral, e os de saúde em particular, não se restringe à posse dos saberes escolares mas é multideterminada. A educação profissional em saúde é compreendida aqui como uma mediação específica da formação humana na totalidade das relações sociais.